Avaliações e Diagnósticos Individuais

               AVALIAÇÃO PERSONALIZADA

A contribuição de grandes filósofos e pensadores da história milenar desde a era socratiana, como Aristóteles, Pitágoras, Goethe, Nietzsche, Schopenhauer, juntamente com os psicólogos e cientistas mais atuais como Jung, Frankel, Adler, Hillmann, e, também, Goleman, Gardner, Seligman e o historiador Sonu Shamdasani, proporcionaram contribuições significativas para o desenvolvimento da psicologia analítica, positiva e moderna. Estas contribuições orientam esta avaliação personalizada que é a base das informações pessoais. Além dos conceitos científicos atualizados a respeito do desenvolvimento do comportamento humano, são introduzidas técnicas elaboradas e desenvolvidas no decorrer dos tempos, com base em estudos filosóficos.

O ato de desenhar mandalas é um ritual de celebração que trabalha o movimento dinâmico dos sentimentos de forma lúdica, suave e sem impacto. Esta prática proporciona a evolução da consciência, aliviando emoções, melhorando a autoestima, formatando a autoconfiança e facilitando a comunicação. As mandalas aqui analisadas simbolizam a individuação e a identificação de arquétipos do inconsciente coletivo, definindo as principais características individuais.

Para potencializar a descoberta dos talentos e competências inerentes ao autoconhecimento, além da utilização das práticas junguianas que embasam a arteterapia, há uma leitura do nível de satisfação atual, interpretada através da confecção de mandalas próprias e/ou elaboradas. Numa percepção mais direcionada, observa-se onde as energias pessoais vibram com maior ou menor intensidade na postura diante das adversidades propostas pelo cotidiano. A interpretação e a análise dos dados coletados resultam no perfil psicológico individual, direcionando ao processo terapêutico mais adequado e integrado ao coaching.

A aplicação do processo terapêutico complementado por práticas junguianas propõe ao indivíduo o direcionamento para sua condição antropológica, formatada, cientificamente, como: "estrutura bio-psico-social-espiritual ideal". Esta é uma técnica exclusiva, patenteada pela analista comportamental Rachel de Castro Villar para Villares Consultoria – Desenvolvimento Humano.